Como se preparar para ter uma vida de sucesso profissional? As escolas devem focar apenas nos processos seletivos para que seus alunos e suas alunas entrem nas melhores universidades? Passar no vestibular \u00e9 importante e pode garantir parte do sucesso, mas n\u00e3o \u00e9 suficiente para se ter \u00eaxito no mercado de trabalho. As habilidades e compet\u00eancias ganharam import\u00e2ncia nos \u00faltimos anos, por isso \u00e9 fundamental que sejam desenvolvidas desde cedo, na escola, e com o apoio das fam\u00edlias.<\/p>\n<\/span>\n\n\n
O resultado dessa pesquisa mostra o quanto \u00e9 importante o desenvolvimento de habilidades e compet\u00eancias ao longo da inf\u00e2ncia e da adolesc\u00eancia para se chegar mais bem preparado(a) ao mercado de trabalho. Escolas e fam\u00edlias t\u00eam um papel fundamental em todo esse processo. Agora mais ainda com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), um documento normativo aprovado em 2017 que orienta a atua\u00e7\u00e3o de escolas da Educa\u00e7\u00e3o Infantil e Ensinos Fundamental e M\u00e9dio.<\/p>\n<\/span>\n\n\n
De acordo com a BNCC, o processo de ensino e da aprendizagem deve ser orientado para o desenvolvimento de 10 compet\u00eancias gerais: conhecimento; pensamento cient\u00edfico, cr\u00edtico e criativo; repert\u00f3rio cultural; comunica\u00e7\u00e3o; cultura digital; trabalho e projeto de vida; argumenta\u00e7\u00e3o; autoconhecimento e autocuidado; empatia e coopera\u00e7\u00e3o. <\/p>\n<\/span>\n\n\n
Antes da BNCC, decorar datas, f\u00f3rmulas e estruturas moleculares era suficiente para a conclus\u00e3o da educa\u00e7\u00e3o b\u00e1sica e para o acesso ao ensino superior. Hoje o cen\u00e1rio est\u00e1 mudando, com a valoriza\u00e7\u00e3o de habilidades. <\/p>\n<\/span>\n\n\n
\u201cO modelo antigo de escola tradicional \u00e9 focado em memoriza\u00e7\u00e3o. Isso \u00e9 importante, mas n\u00e3o \u00e9 s\u00f3. O vestibular vai fazer parte da vida dos(das) estudantes, mas para aumentar a chance de ter sucesso em qualquer que seja a carreira escolhida, precisa ter um olhar para essas habilidades, seja na escola, em um esporte, em uma atividade extracurricular, da forma que cada fam\u00edlia achar melhor\u201d, explica Claudio Sassaki, CEO e cofundador da Geekie. <\/p>\n<\/span>\n\n\n
E quais s\u00e3o essas compet\u00eancias e habilidades que ser\u00e3o desenvolvidas nas escolas e que futuramente ter\u00e3o um grande impacto na vida profissional e pessoal de cada estudante? Conhe\u00e7a cada uma delas aqui.<\/p>\n<\/span>\n\n\n
Tradicionalmente as escolas j\u00e1 cumprem a fun\u00e7\u00e3o de desenvolver conhecimento em seus estudantes. Mas, na pr\u00e1tica, o que isso pode significar? Como seus filhos e suas filhas usam o conhecimento para construir seus projetos de vida? Como tudo isso se aplica no dia a dia? \u00c9 importante que o(a) aluno(a) desenvolva a capacidade de adotar estrat\u00e9gias para reter as informa\u00e7\u00f5es adquiridas, usando os conceitos aprendidos para resolver problemas complexos, tomar decis\u00f5es na vida cotidiana e, futuramente, no ambiente de trabalho tamb\u00e9m.<\/p>\n<\/span>\n\n\n
Leia tamb\u00e9m: <\/strong>Conhecimento: As m\u00faltiplas dimens\u00f5es do conhecimento e a quebra de paradigmas<\/a><\/p>\n<\/span>\n\n\n
Nas aulas de Ci\u00eancias, as crian\u00e7as e os(as) adolescentes desenvolvem uma habilidade muito importante, e que pode (e deve) ser utilizada em outras \u00e1reas do conhecimento: a da investiga\u00e7\u00e3o. A partir da proposi\u00e7\u00e3o de uma situa\u00e7\u00e3o-problema, os alunos e as alunas t\u00eam a possibilidade de coletar e analisar dados, elaborar hip\u00f3teses, pensar em estrat\u00e9gias e planos de a\u00e7\u00e3o de forma criativa, e obter resultados e solu\u00e7\u00f5es. Isso pode ser aplicado n\u00e3o s\u00f3 nas aulas de Ci\u00eancias, mas tamb\u00e9m nas outras disciplinas e futuramente na vida profissional, seja em qual \u00e1rea for. <\/p>\n<\/span>\n\n\n
Leia tamb\u00e9m: <\/strong>Investiga\u00e7\u00e3o cient\u00edfica: estrutura de an\u00e1lise para todas as \u00e1reas do conhecimento<\/a><\/p>\n<\/span>\n\n\n
A cultura est\u00e1 em tudo: nos h\u00e1bitos alimentares, na maneira como nos vestimos, na forma com que conversamos. Na escola e no ambiente de trabalho n\u00e3o \u00e9 diferente. Todas as a\u00e7\u00f5es que realizamos trazem grandes influ\u00eancias culturais. Como lidar com tudo isso? A escola tem o papel de estimular a forma\u00e7\u00e3o do repert\u00f3rio cultural em todos os sentidos, n\u00e3o apenas na transmiss\u00e3o direta de conte\u00fado. <\/p>\n<\/span>\n\n\n
A ideia \u00e9 que alunos e alunas tenham maior empatia e sensibilidade para conhecer outras culturas e aumentem sua sensa\u00e7\u00e3o de pertencimento em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 nossa hist\u00f3ria e \u00e0 nossa cultura. E mais do que isso: se sintam seguros(as) para expressar suas pr\u00f3prias inclina\u00e7\u00f5es, criando e praticando a arte. Essa valoriza\u00e7\u00e3o do repert\u00f3rio cultural gera impactos na vida pessoal e profissional.<\/p>\n<\/span>\n\n\n
Leia tamb\u00e9m: <\/strong>Repert\u00f3rio cultural: Cultura n\u00e3o \u00e9 uma hist\u00f3ria \u00fanica<\/a><\/p>\n<\/span>\n\n\n
Como seu filho ou sua filha se comunica? Comunica\u00e7\u00e3o \u00e9 um exerc\u00edcio que deve ser praticado todos os dias, por meio de diferentes linguagens: verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital. Ela \u00e9 fundamental em nossas vidas. \u00c9 uma forma de partilhar informa\u00e7\u00f5es, experi\u00eancias, ideias, sentimentos e produzir sentidos que levem ao entendimento m\u00fatuo. <\/p>\n<\/span>\n\n\n
Por\u00e9m, ser\u00e1 que todos(as) conseguem se comunicar bem? Estimular o desenvolvimento dessa compet\u00eancia em alunos e alunas \u00e9 um grande desafio para professores e professoras. Essa n\u00e3o \u00e9, contudo, uma tarefa s\u00f3 deles(as), mas, sim, de toda a comunidade escolar, inclusive das fam\u00edlias. <\/p>\n<\/span>\n\n\n
L\u00e1 na frente, quando os(as) estudantes se tornarem profissionais, seja em qualquer \u00e1rea, comunicar-se bem far\u00e1 uma grande diferen\u00e7a. A comunica\u00e7\u00e3o, quando bem estruturada, evita conflitos, retrabalhos, desentendimentos, e, ao mesmo tempo, garante um ambiente de paz e compreens\u00e3o m\u00fatua para todos(as) que dela fazem parte. O trabalho em equipe poder\u00e1 render bons frutos.<\/p>\n<\/span>\n\n\n
Leia tamb\u00e9m: <\/strong>Comunica\u00e7\u00e3o: Entre m\u00e1scaras e megafones: o quanto n\u00e3o pensamos em comunica\u00e7\u00e3o no dia a dia<\/a><\/p>\n<\/span>\n\n\n
A cultura digital<\/strong> se tornou t\u00e3o importante nos dias de hoje que virou uma das compet\u00eancias gerais da BNCC. A ideia \u00e9 que as crian\u00e7as e os(as) adolescentes desenvolvam habilidades digitais e aprendam a usar os recursos tecnol\u00f3gicos de forma significativa e \u00e9tica, seja na vida escolar, social e familiar. A finalidade \u00e9 que consigam se comunicar, acessar e disseminar informa\u00e7\u00f5es, estudar, produzir conhecimentos e resolver problemas utilizando as tecnologias digitais. <\/p>\n<\/span>\n\n\n
O ensino h\u00edbrido (presencial e remoto) \u2013 tend\u00eancia que se fortaleceu durante a pandemia do Coronav\u00edrus \u2013 refor\u00e7ou mais ainda a import\u00e2ncia da cultura digital. Vale lembrar que o mercado de trabalho exige cada vez mais o dom\u00ednio de ferramentas tecnol\u00f3gicas, por isso, quanto mais os(as) estudantes se envolverem com a cultura digital, de forma positiva, cr\u00edtica e consciente, durante a vida escolar, mais chances de \u00eaxito ter\u00e3o em suas profiss\u00f5es.<\/p>\n<\/span>\n\n\n
Leia tamb\u00e9m: <\/strong>Cultura digital: Juventudes digitais: fonte de inova\u00e7\u00e3o e desafios dentro e fora da sala de aula<\/a><\/p>\n<\/span>\n\n\n
\u00c9 comum jovens ficarem indecisos(as) e inseguros(as) na hora de escolher sua futura profiss\u00e3o. H\u00e1 aqueles(as) que se matriculam em cursos superiores sem realmente saber se a profiss\u00e3o est\u00e1 ligada a seus projetos pessoais. Outros(as) chegam a concluir sua forma\u00e7\u00e3o, mas demoram para encontrar um caminho dentro da profiss\u00e3o ou at\u00e9 nem encontram na mesma \u00e1rea de seu diploma. Por isso \u00e9 t\u00e3o importante come\u00e7ar a tra\u00e7ar um projeto de vida ainda na fase escolar. <\/p>\n<\/span>\n\n\n
\u00c9 o que prev\u00ea a BNCC. A ideia \u00e9 desenvolver habilidades que tornem os(as) estudantes mais competentes para entenderem o mundo do trabalho. E mais do que isso: construir uma vis\u00e3o ao longo dos anos da educa\u00e7\u00e3o b\u00e1sica, que d\u00ea clareza n\u00e3o s\u00f3 sobre a futura profiss\u00e3o, mas tamb\u00e9m sobre o prop\u00f3sito interno de cada pessoa, seu projeto pessoal de vida. \u00c9 um processo de autoconhecimento tamb\u00e9m. Dessa forma, a escolha da carreira profissional ser\u00e1 feita de forma mais consciente, com chance de maior felicidade e realiza\u00e7\u00e3o pessoal.<\/p>\n<\/span>\n\n\n
Leia tamb\u00e9m: <\/strong>\u201cTrabalho e projeto de vida\u201d por um prop\u00f3sito pessoal<\/a><\/p>\n<\/span>\n\n\n
Formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decis\u00f5es comuns. Conseguir cumprir todas essas tarefas n\u00e3o \u00e9 f\u00e1cil. Para alcan\u00e7ar um bom resultado \u00e9 preciso desenvolver uma habilidade desde cedo: o poder de argumentar, usando uma linha de racioc\u00ednio l\u00f3gico, embasada em fatos, dados e informa\u00e7\u00f5es confi\u00e1veis (longe das fake news). <\/p>\n<\/span>\n\n\n
Afinal, para se posicionar sobre um assunto, \u00e9 importante aprender sobre ele. A BNCC prev\u00ea a compet\u00eancia da argumenta\u00e7\u00e3o no curr\u00edculo escolar. Crian\u00e7as e jovens, ao desenvolverem essa habilidade, ter\u00e3o mais \u00eaxito n\u00e3o s\u00f3 na futura vida profissional, mas tamb\u00e9m em outras \u00e1reas da vida, como no exerc\u00edcio da cidadania, na pr\u00e1tica da consci\u00eancia socioambiental e do consumo respons\u00e1vel.<\/p>\n<\/span>\n\n\n
Leia tamb\u00e9m: <\/strong>Argumenta\u00e7\u00e3o: Como argumentar contra um ch\u00e1 de casca de laranja?<\/a><\/p>\n<\/span>\n\n\n
Conhecer a si mesmo e cuidar da pr\u00f3pria sa\u00fade s\u00e3o fundamentais. Podemos incentivar desde cedo crian\u00e7as e adolescentes \u00e0s pr\u00e1ticas do autoconhecimento e do autocuidado, outra compet\u00eancia importante da lista da BNCC. <\/p>\n<\/span>\n\n\n
Segundo a Organiza\u00e7\u00e3o Mundial da Sa\u00fade (OMS), sa\u00fade n\u00e3o se restringe \u00e0 simples aus\u00eancia de enfermidades, mas diz respeito a \u201cum estado de completo bem-estar f\u00edsico, mental e social\u201d. Para se chegar a isso, \u00e9 preciso desenvolver a consci\u00eancia pessoal<\/strong> (conhecendo a si mesmo e as suas pr\u00f3prias emo\u00e7\u00f5es), consci\u00eancia social<\/strong> (compreendendo seu papel como indiv\u00edduo e construindo sua identidade social), e consci\u00eancia ambiental<\/strong> (que \u00e9 a sua rela\u00e7\u00e3o com o meio ambiente). Fam\u00edlia e escola podem ajudar os(as) estudantes em todo esse processo.<\/p>\n<\/span>\n\n\n
Leia tamb\u00e9m: <\/strong>Autoconhecimento: 5 conceitos para desenvolvimento na escola<\/a><\/p>\n<\/span>\n\n\n
Voc\u00ea j\u00e1 deve ter ouvido falar muito sobre empatia. Mas voc\u00ea sabe o seu real significado? \u00c9 a habilidade de compreender outras pessoas. \u00c9 conseguir se colocar no lugar de outro indiv\u00edduo e entender seu ponto de vista, mesmo que n\u00e3o concorde com ele. Parece uma miss\u00e3o dif\u00edcil, mas n\u00e3o \u00e9 tanto assim. E \u00e9 uma habilidade que pode ser aprendida desde a inf\u00e2ncia. A empatia tornou-se t\u00e3o importante nos dias de hoje que entrou na lista da BNCC, ou seja, os(as) estudantes ter\u00e3o a oportunidade de desenvolv\u00ea-la atrav\u00e9s de pr\u00e1ticas e viv\u00eancias na escola.<\/p>\n<\/span>\n\n\n
O apoio da fam\u00edlia ser\u00e1 muito importante tamb\u00e9m. Por meio da empatia, vem tamb\u00e9m o di\u00e1logo, o acolhimento, a coopera\u00e7\u00e3o e a valoriza\u00e7\u00e3o da diversidade de indiv\u00edduos e de grupos sociais. Tudo isso contribui para termos uma sociedade saud\u00e1vel, respeitosa e mais humana. <\/p>\n<\/span>\n\n\n
Isso reflete positivamente tamb\u00e9m no ambiente profissional. O mercado de trabalho est\u00e1 valorizando cada vez mais profissionais com perfis emp\u00e1ticos. Uma equipe formada por integrantes que s\u00e3o emp\u00e1ticos tende a se entender melhor e a compartilhar opini\u00f5es com mais facilidade, chegando a uma resposta comum para novas a\u00e7\u00f5es.<\/p>\n<\/span>\n\n\n
Leia tamb\u00e9m: <\/strong>Empatia e coopera\u00e7\u00e3o: o processo de desconstru\u00e7\u00e3o para um ser emp\u00e1tico<\/a><\/p>\n<\/span>\n\n\n
Desde cedo \u00e9 importante que as crian\u00e7as e os(as) jovens conhe\u00e7am seus direitos e deveres como cidad\u00e3os(\u00e3s). Mas n\u00e3o \u00e9 s\u00f3 isso. Eles e elas devem aprender a exercer atividades em grupo, considerando o bem comum no momento de fazer escolhas. \u00c9 importante aprender a tomar decis\u00f5es baseadas nos princ\u00edpios \u00e9ticos, democr\u00e1ticos, inclusivos e sustent\u00e1veis; refletir sobre os impactos de suas a\u00e7\u00f5es e ser respons\u00e1veis pelas consequ\u00eancias que elas podem gerar. Tudo isso ter\u00e1 um impacto muito grande para o futuro profissional.<\/p>\n<\/span>\n\n\n
Outro ponto importante que deve ser desenvolvido na escola \u00e9 o da lideran\u00e7a e da participa\u00e7\u00e3o mediante a cria\u00e7\u00e3o de projetos de impacto social visando a solu\u00e7\u00e3o de problemas que afetam a escola, o bairro, a cidade e o mundo em que vivem. Eles e elas aprendem a lidar com desafios do mundo real.<\/p>\n<\/span>\n\n\n
Leia tamb\u00e9m: <\/strong>Responsabilidade e cidadania: Corresponsabilidade e transforma\u00e7\u00e3o da escola para o mundo<\/a><\/p>\n<\/span>\n\n\n
Confira outros artigos do InfoGeekie:<\/strong><\/p>\n<\/span>\n\n\n
De maneira geral, o mercado de trabalho sempre ofereceu as melhores oportunidades para aqueles(as) que se formaram em universidades renomadas e\/ou que tiveram experi\u00eancias profissionais brilhantes. Mas hoje n\u00e3o \u00e9 s\u00f3 isso. As compet\u00eancias e as habilidades tamb\u00e9m contam muito como requisitos na hora da contra\u00e7\u00e3o e as escolas t\u00eam a miss\u00e3o de desenvolver 10 Read moreā¦<\/a><\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":10231,"comment_status":"closed","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[6],"tags":[324],"acf":[],"yoast_head":"\n